Um código mal estruturado pode até funcionar, mas há riscos de causar bugs ou prejuízos à empresa. Perder horas de trabalho técnico para corrigir falhas devido a um código mal escrito é o oposto de inovação e excelência.
Como uma empresa de desenvolvimento de software consegue evoluir seu produto constantemente e de maneira ágil, sem correr o risco de prejudicar a integridade do que já está funcionando?
Essa pergunta não possui uma resposta simples, mas certamente as primeiras coisas que devem ser levadas em consideração são a qualidade e a clareza das linhas de código.
Popularmente conhecido como clean code, o desenvolvimento de linhas “limpas” de código proporciona uma rápida interpretação daquele anteriormente criado, favorecendo o entendimento das suas utilizações e possibilitando que novas alterações ou incrementos de código sejam feitas com mais segurança e agilidade.
Como dito por Martin Fowler (@martinfowler), “Any fool can write code that a computer can understand. Good programmers write code that humans can understand”.
Comments