Comunicação, colaboração e interação são palavras de ordem no momento atual. E quem conseguiu preencher estas lacunas com tecnologia, aderindo às tendências digitais que garantem o andamento do trabalho e das relações profissionais e interpessoais em um cenário de distanciamento e trabalho remoto demandados pela pandemia do novo Coronavírus, será, certamente, bem-sucedido agora e no futuro próximo.
Podemos dizer até que quem conseguiu preencher as lacunas digitais da atualidade ditará as tendências do futuro. Isto porque, segundo estudos como um recentemente divulgado pela Accenture, o que falará mais alto no mercado de tecnologia em 2021 e nos próximos anos são soluções focadas em colaboração, anywhere office e sistemas multidisciplinares, além dos sistemas de base e dos chamados gêmeos digitais.
A pesquisa aponta que soluções que ajudem equipes a serem mais colaborativas, operações a atuarem de forma preditiva e líderes a tomarem decisões embasadas em dados, é que terão potencial para moldar o presente e o que há por vir nos negócios.
Tudo isso atrelado à capacidade de usar a tecnologia para acompanhar as mudanças de cenário, mantendo o foco na gestão, na produtividade e na assertividade - assunto que, inclusive, já foi tema no blog da W3K, como você pode ler aqui.
Vamos, então, conhecer um pouco mais sobre estas 5 tendências apontadas como essenciais para o mercado atual?
Anywhere office ou trabalho remoto
Na tradução literal, anywhere office significa “escritório em qualquer lugar”, ou seja, é um conceito muito experimentado pelas empresas no último ano. A necessidade de isolamento social fez com que a modalidade de trabalho remoto se tornasse uma realidade.
Evidentemente, esse formato de atuação exige ferramentas de gestão, comunicação, colaboração e medidas de segurança mais avançadas, valendo-se da tecnologia para integrar equipes geograficamente dispersas, permitindo que trabalhem juntas em projetos mesmo estando à distância, e validando materiais sem a necessidade do presencial.
Nisso, plataformas como as de gestão de processos, automatização de projetos, gestão eletrônica de documentos, contrato e assinatura digital, bem como sistemas focados na guarda e lida segura de dados, são essenciais.
Sistemas multidisciplinares
A demanda por rastreamento de contatos, pagamentos sem atrito e novas maneiras de construir confiança trouxeram para a discussão novamente os sistemas deste tipo, já que conseguem entregar às empresas maior poder de adaptação.
O cenário muda, o sistema permite acompanhar, já que possui mais de uma aplicação. Ponto para as organizações que são adeptas tanto da inovação, quanto da versatilidade. Aliás, com um sistema facilmente adaptável e configurável, se torna muito mais simples e eficiente adicionar uma aplicação à plataforma do que contratar outra do zero.
Sistemas de base
Arquiteturas de tecnologia são mais importantes do que nunca, e 89% dos entrevistados pela pesquisa da Accenture concordam com isso.
Mas por quê? Porque são elas que garantem tanto a robustez para rodagem de aplicações necessárias aos negócios, quanto a orquestração entre tecnologia, estratégia e alcance de resultados.
Em pouquíssimas palavras, basta entender que não existem mais silos entre a TI e a gestão de negócios: se uma não auxilia a outra, não serve. Simples assim. E é nisso que a arquitetura de tecnologia atual precisa se basear para que as companhias adeptas deste modelo estejam um passo à frente no mercado.
Gêmeos digitais como investimento
Já ouviu falar em gêmeo digital? São representações digitais de um processo, objeto ou mecanismo que já existe no “mundo físico”, digamos assim.
Na prática dos negócios, trata-se de um padrão de design de software capaz de entender o estado do ativo e responder às alterações de cenário por meio de projeções digitais, com foco na contínua gestão da mudança e melhoria de operações.
Democratização da tecnologia
A tendência atual e futura é que, cada vez mais, a tecnologia se multiplique por todas as áreas de negócio, tornando-se ferramenta diária para colaboradores.
O ganho esperado disso é a ampliação da inovação nas empresas, e o aumento da autonomia dos departamentos de acordo com os treinamentos e manuais de padrões a serem seguidos. Com isso, também é possível proporcionar maior colaboração de todos para o cumprimento das metas de cada negócio.
Tendências que se instalaram em um cenário conturbado, dada a pandemia atual, mas que certamente permanecerão quando o mundo voltar ao normal. Afinal, colaboração, interação, comunicação, segurança e produtividade não são moda, são necessidades de toda e qualquer empresa que deseje se manter competitiva.
Comments